10/07/2008

Maminha com Cerveja


Ingredientes

1 maminha inteira (1,2 kg aproximadamente)
2 latas de cerveja preta
3 colheres (sopa) de óleo
6 batatas médias descascadas
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
Sal e pimenta à gosto
1/2 litro de água

Modo de Preparar

Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho. Acrescente a maminha inteira e doure bem dos dois lados.
Depois de dourada, coloque a cerveja, o sal, a pimenta, a folha de louro e deixe dar uma fervida. Diminua o fogo, coloque um pouco de água, tampe a panela e deixe na pressão por 50 minutos.
Após esse tempo, retire a tampa, coloque as batatas e ferva por mais 20 minutos. Se necessário, acrescente mais água.
Retire a maminha, corte em fatias, decore com as batatas e ponha o molho por cima.
Sirva acompanhada de arroz branco, salada verde e um feijão mexido.


Vazio Recheado



Ingredientes

1 peça de vazio de 1,5kg
1 cebola bem picada
1 limão
Fatias de bacon bem finas
Fatias de queijo
Folhas de espinafre
Pimenta do reino
Sal
Cordão para amarrar


Modo de Preparar

Limpe toda a peça, retirando as gorduras e membranas existentes. Com um batedor de bifes, amacie e estique a peça. Tempere com sal dos dois lados. Espalhe a cebola picada por todo o vazio, e salpique um pouco de piementa sobre elas. Coloque as fatias de bacon, depois as folhas de epinafre e, por último, o queijo. Comece a enrolar, deixando as pontas sem o recheio, ou a cada volta, empurre o recheio para dentro. Amarre bem e enrole em papel alumínio.
Leve ao forno em uma assadeira, por cerca de 40 minutos. Após esse tempo, remova o papel alumínio e volte ao forno para dourar. Retire o cordão, corte em rodelas e passe o suco do limão por cima.

* Esse pedido foi feito por um grande amigo, Alexandre. Já tive a honra de poder conzinhar para ele e sei que é uma pessoa doida por carnes vermelhas.
Bom Apetite Meu Gurizinho!!!!



Alguém pediu Pizza ?????


Pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno.
A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Mas isso pouco importa. O interessante é uma receita simples passar séculos e séculos, sendo feita, melhorada e distribuida pelos quatro cantos do mundo.

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, babilônios, hebreus e egipcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos a mais de 5000 anos.
A massa era chamada de "Pão de Abraão", muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de "piscea". Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão, os turcos muçulmanos, adotaram este costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas esta prática chegou a Itália pelo porto de Nápoles sendo em seguida incrementada dando origem a Pizza que conhecemos hoje. No início de sua existência somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram ingredientes típicos da pizza, comuns no dia-a-dia da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis, Cristóvão Colombo.

Porém, a pizza não tinha ainda a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, sendo na época dobrada ao meio, devorada como se fosse um sanduíche e comida no café da manhã.

À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso após o verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolve fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.

A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome, Pizza Margherita. Embora a origem da pizza seja italiana, como hoje é conhecida, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova York e São Paulo.

Dia da Pizza

O Dia da Pizza, 10 de julho, é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então Secretário de Turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

Então....... mãos à massa




Massa Básica para Pizza

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
1 xícara e 1/2 de chá de água
1/2 xícara de chá de leite
1 e 1/2 tablete de fermento biológico para pão
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1/2 colher de sopa de óleo



Modo de Preparar

Em um recipiente, misture a água, o leite e o fermento. Junte o sal, o açúcar e o óleo. Continue misturando e acrescente a farinha aos poucos, mexendo até ficar pesada. Neste momento é que as mãos entram. Esqueça a colher e trabalhe com as mãos, apertando e socando a massa até ficar concistente. Estique, como se quisesse fazer um tubo e divida a massa em seis partes iguais. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.
Após esse tempo, abra cada uma das massas com um rolo, ou com as mãos mesmo, e polvilhe mais farinha durante o processo, para que ela não grude na superfície onde está sendo esticada.
Prepare os discos ou assadeiras, também polvilhados com farinha e estique a massa dentro deles.
Dê um descanso de alguns minutos e comece a recheá-las com sua criatividade e bastante queijo.
Asse no forno alto, por cerca de 10 minutos ou até você notar que o queijo derreteu e as bordas começarem a ficar torradinhas.

Sirva bem quente e saboreie essa divina maravilha milenar!!!!!


Mas lembre-se, o maior crime é temperar a Pizza depois de pronta.
Esse lembrete é para os que adoram colocar mostarda ou catchup na pizza.
Esse crime, jamais terá perdão!!!!!